segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Aumentar a auto estima pensando positivo

Um dos problemas de quem tem baixa auto estima é o tipo de conversa que tem interiormente. O normal é falar consigo mesmo de forma negativa, o que provoca uma diminuição da auto estima.

Muitas dessas mensagens negativas são aprendidas durante a infância, ensinadas por professores, pais, amigos e até pela televisão, criando estigmas na sociedade.

O problema nasce quando começamos a repetir essas mensagens negativas muitas vezes, normalmente em alturas mais difíceis das nossas vidas, como a perda do emprego, uma recusa ou outro incidente infeliz.

Algumas das mensagens negativas comuns, que as pessoas repetem para si mesmas, incluem:

  • Não sirvo para nada
  • Não sei fazer nada direito
  • Ninguém gosta de mim
  • Sou um falhado

As pessoas que repetem estas mensagens, acabam por acreditar nelas e começam a moldar-se a essas imagens negativas.

Se está num sítio novo e ninguém fala consigo imediatamente, poderá pensar que é por ninguém gostar de si, em vez de pensar que as outras pessoas também não se sentem confortáveis a abordar estranhos em eventos sociais. Como pensou negativamente acerca de si, acaba por prejudicar a sua auto estima e sentir-se mal.

Estas mensagens interiores são tão frequentes que a maioria das pessoas nem se apercebe que está a fazer isso e as consequências que podem advir desse comportamento, por isso é muito importante estar alerta e reconhecer imediatamente esse tipo de conversa interior, para poder parar antes de começar o diálogo negativo. Quando detectar um destes pensamentos, anote num bloco de notas, ao fazer isso começará a aperceber-se das alturas em que tem estes pensamentos (poderá ser em alturas de cansaço físico ou maior stress) e poderá abatê-los à nascença.

Um outro aspecto positivo de anotar os pensamentos negativos é que poderá analisá-los objectivamente mais tarde. Pensar porque apareceram, como você reagiu, o que funcionou (ou não funcionou) e se foi um sentimento verdadeiro ou apenas um produto da sua imaginação negativa.

Pensamentos positivos para a auto estima

Depois de identificar, anotar e reflectir sobre os pensamentos negativos, é hora de os substituir por pensamentos positivos. Como não consegue pensar em duas coisas em simultâneo, se conseguir detectar que vai ter um pensamento negativo pode rapidamente substituí-lo por um pensamento positivo e anular os efeitos negativos na sua auto estima.

Use palavras positivas como felicidade, amor, entusiasmo e alegria. Da mesma forma, evite palavras negativas como medo, preocupação, cansaço, aborrecimento, não, negativo.

Um dos truques para aumentar a auto estima é usar frases no Presente do Indicativo, como por exemplo “Tenho muita saúde”, “Estou feliz”, “Tenho um óptimo emprego”. Use o seu nome ou a primeira pessoa do singular para tornar mais fortes esses pensamentos.

Use uma folha de papel dividida com uma linha ao centro. Numa das colunas escreva os pensamentos negativos, na outra escreva pensamentos positivos que contradigam os negativos. Aqui ficam alguns exemplos de pensamentos negativos e a sua substituição por pensamentos positivos.

  • “Não sirvo para nada” – “Sou uma pessoa de valor
  • “Sou burro” – “Sou esperto”
  • “Sou um canalha” – “Sou uma excelente pessoa”
  • “Não mereço a felicidade” – “Mereço ser feliz e próspero”

Repita o mais possível estes pensamentos positivos durante o dia. São ainda mais eficazes se o fizer em alturas de extremo relaxamento, como após uma sessão de meditação ou na altura em que adormece e acorda.

Não é fácil fazer esta substituição de pensamentos para aumentar a auto estima. É preciso tempo e persistência, faça-o durante algumas semanas seguidas e notará a diferença de pensamento quando as coisas correm menos bem. Pense sempre que merece o melhor da vida, porque essa é a verdade para qualquer ser humano e isso aumentará a sua auto estima e felicidade. Veja algumas mensagens para aumentar a auto estima.

24 comentários:

  1. É preciso acreditarmos em nós. O restante vem por acrescimo.

    ResponderEliminar
  2. zaidinha Se a sua vida for a melhor coisa que já te aconteceu, acredite, você tem mais sorte do que pode imaginar.

    ResponderEliminar
  3. É muito facil ser positivo quando tudo está bem.

    ResponderEliminar
  4. PENSAMENTO POSITIVO E BOLA PARA FRENTE...
    VOLTAR ATRS JAMAIS....
    ILZA FOTOGRAFA.

    ResponderEliminar
  5. gostei muito vou realmente oq era pra ter sido feito a muito tempo pensar sempre positivo obg!!!

    ResponderEliminar
  6. Tenho um gde problema comigo desde sempre,pq nunca me valorizei bem,sempre me rebaixo a quase nada,sempre me deixo pra tras,e as vezes qdo me coloco em primeiro plano,faço coisas ruins,nao pra machucar mas pra magoar ai eu encoberto meus erros,penso me parar mas nao paro,sofro por isso e por mais coisas,me acho ridicularmente feia,minima em quase tudo,enfim me acho muito mau.

    ResponderEliminar
  7. não consigo melhorar minha autoestima, mesmo que tente

    ResponderEliminar
  8. Eu tbm sou assim,qdo tudo da errado a minha auto estima fica la embaixo,e nao conssigo si=air dessa,agora mais que a minha namorada nao me quer mais,por ela ser complicada,nao saber o que quer da vida,nao sei o que faço para ficar com ela e isso me frusta muito>

    ResponderEliminar
  9. quando vou a Deus td fica mais fácil...vc também consegue, tente.

    ResponderEliminar
  10. mi sinto desde sempre, feia ,inferior otempo tdo, e fico tao nervosa q as vezes sei fazer algo, mais tenho tando medo q acabo errando.
    tenho medo d sair d casa penso q ta tdo mundo rindo de mi,e falo de mais p agrada as pessoas ,ai isso mi da uma raiva qria tanto ser mais esperta segura, dona d mi mesma.

    ResponderEliminar
  11. Eu tenho uma auto estima nula, mas ler este artigo fez-me chorar, por sentir que há uma outra maneira de olhar o mundo...

    Tenho o que quero na vida: namorado, amigos, estou a estudar na universidade o que quero, no entanto nada disto me faz aumentar a auto estima e olhar para mim de uma maneira melhor.

    Agradeço o artigo, pode ser que me ajude.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não esquecer que para aumentar a auto estima é preciso seguir as regras acima referidas, mas insistir nelas durante 21 dias para formar habitos (conclusao de estudos) e durante a formação de hábitos pode-se concluir que nao se esta avançar em dada altura, mas isso é normal e previsto em psicologia! Deve-se continuar! Boa sorte! Isto nao foi referido no artigo acima e é importante

      Eliminar
  12. Na teoria isso deve fumcionar, mas na pratica é bem diferente. Eu não consigo aceitar a mim mesmo e qnd pessoas tentam me botar mais pra cima eu tento fugir delas. Quero acabar com isso, mas se é isso q eu sou como posso mudar? Só suicidio, quer dizer, se eu tivesse coragem, neh? A sociedade cobra demais das pessoas, a maioria aparenta estar bem com isso, mas eu não suporto. Acho que a solução no meu caso nunca dara as caras.

    ResponderEliminar
  13. gostei mutito,ajudou na hora certa!vou trocar o "disco" e pensar positivo.

    ResponderEliminar
  14. eu realmente não me imagino falando essas coisas, pra mim é praticamente impossível pensar em felicidade, ou pensar que sou esperto, ou simplesmente pensar que eu sirvo pra alguma coisa. gostei de tudo que estava escrito acima, mas não consigo me enxergar fazendo essas coisas.

    ResponderEliminar
  15. eu me sinto muito invisivel nao sirvo pra nada
    eu me casei faz pouco tempo meu marido nao olha mais pra mim eu sou nova tenho 18 anos ele tambem e novo tem 19 mesmo assim quando namoravamos nos eramos felizes agora ele nao olha mais pra mim eu so sei chora chora e chora minha mae me deixa pra baixo me chamando de gorda preguiçosa e tudo me sinto orrivel.

    ResponderEliminar
  16. eu fico pensando muintas vezis nas minhas dificudades e nao consigo si sai dessa o que fazer

    ResponderEliminar
  17. eu fico pensando muintas vezis nas minhas dificudades e nao consigo si sai dessa o que fazer

    ResponderEliminar
  18. EU Ñ TRABALHO MAIS , PERDI MINHA INDENTIDADE, ENGORDEI UNS 10 KL EM CASA, Ñ SEI MAIS QUERIA SUMIR MAIS TENHO DOIS PRINCIPES Q DEPENDEM DE MIM, NAO CONSIGO DA UM PASSO SE NAO PERGUNTAR PARA MEU ESPOSO ANTES, ELE NAO DEIXA EU TRABALHAR, FAZER ACADEMIA, ELE DIZ Q TD TEM SUA HR, EU O COMPREENDO , POIS MORAMOS EM OUTRA CIDADE,E NAO TEMOS NINGUEM PARA NOS AJUDAR, MAS ANDO PESSIMA,EU CANSEI DE NAO TER UM CARTAO MEU, SEM TER Q PEDIR SE POSSO OU NAO USAR O DINHEIRO, NAO TENHO AMIGOS, NAO SAIO SE NAO FOR SÓ NOS QUATRO, EU TO EXPLODINDO,NAO VEJO GRAÇA EM MAIS NADA ....

    ResponderEliminar
  19. EIA SOZINHO porque no passado eu também não acreditava que ia dar certo, mas… funciona mesmo! Entrei neste site e fiz esta prece. Fiz para ver se ia dar certo e deu, assim que acabei meu amor ligou. A pessoa que eu copiei também não acreditava mas para ela também funcionou! AGORA VEREMOS…

    Diga para você mesmo o nome do único rapaz ou moça com quem você gostaria de estar (três vezes)….

    Pense em algo que queira realizar na próxima semana e repita para você mesmo (seis vezes).



    Se você tem um desejo, repita-o para você mesmo (Venha cá ANJO DE LUZ eu te INVOCO para que Desenterre sw de onde estiver ou com quem estiver e faça ele ME telefonar ainda hoje, Apaixonado e Arrependido, desenterre tudo que esta impedindo que sw venha para MIM , afaste todas aquelas que tem contribuído para o nosso afastamento e que ele sw não pense mais nas outras… mas somente em MIM. Que ele ME telefone e ME AME. Agradeço por este seu misterioso poder que sempre dá certo. Amém…).

    Publique esta simpatia por três vezes , basta copiar e colar por três vezes em in forum diferente esta simpatia abaixo e logo em 48hs você terá uma linda surpresa, beijos Ainda esta noite de madrugada o TEU amor dará conta de que TE ama, algo assim acontecerá entre 1 e 4 horas the manhã esteja preparada para o maior choque de sua vida! Se romper esta corrente terá má sorte no amor. Deus vai lhe abençoárá e sua vida não será mais a mesma.

    ResponderEliminar
  20. eu adorei essas dicas vou começar a por empratica agora msm...

    ResponderEliminar