segunda-feira, 22 de agosto de 2011

A importância da auto estima

A forma como nos sentimos connosco próprios pode influenciar fortemente a forma como vivemos as nossas vidas, por isso é importante termos uma boa auto estima para termos uma vida mais interessante, com mais amizade e amor.

As pessoas que têm uma elevada auto estima conseguem mais facilmente atingir os objectivos na vida, porque não têm qualquer problema em aceitar as opiniões negativas dos outros e assim obrigarem-se a melhorar para atingirem o sucesso que desejam.

Como melhorar a auto estima

Se deseja melhorar a sua auto estima, aqui ficam alguns passos para iniciar esse caminho.

  • Pare de ter pensamentos negativos acerca de si. Comece a pensar nas suas qualidades e nos aspectos positivos que ultrapassam as partes negativas. Quando der por si a pensar negativamente, substitua esse pensamento por algo positivo sobre si. Todas as noites, enumere algumas das coisas em que é bastante bom. Isto irá reforçar a sua imagem perante si mesmo e, consequentemente, a sua auto estima.
  • Não tente atingir a perfeição e foque-se antes em atingir objectivos. Há quem fique paralisado na busca da perfeição e não faça nada na vida. Não deixe que isto lhe aconteça. Em vez de pensar se é a altura certa para fazer qualquer coisa, garanta as condições mínimas e meta mão à obra.
  • Encare os erros como oportunidades para aprender. Aceite os seus erros como normais, porque toda a gente os comete. Errar faz parte da aprendizagem e do crescimento pessoal.
  • Experimente novas actividades e novas abordagens para enfrentar os problemas. Tenha orgulho nas coisas novas que aprende.
  • Conheça os seus limites, aquilo que consegue mudar e aquilo que não consegue mudar e que tem de aceitar. Se estiver infeliz sobre alguma característica sua, como o peso, mude-a para melhorar. Se é sobre alguma coisa que não pode mudar, como a altura, aceite que é assim e mude a forma como olha para si mesmo.
  • Faça exercício. Esta actividade sozinha fará com que se sinta melhor consigo mesmo.

Nunca é tarde para começar a melhorar e desenvolver uma auto estima positiva. Se precisar de ajuda profissional, não tenha problemas em admitir e aceitar o conselho desses especialistas, que o ajudarão a gostar de si mesmo e perceber que é uma pessoa única e especial. Aqui ficam umas mensagens para melhorar a sua auto estima.

22 comentários:

  1. Oi estou muito mal eu m acho a pior pessoa do mundo m acho feia sem sal ,não tem nada de interesante em mim ,não suporto viver assim se eu pudesse vivia trancada em um quarto ,me dói d mais ser assim ,por favor me ajudem .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. encare seus medos e vergonhas ñ deiche ele te derrubar

      Eliminar
  2. procuro cuidar de mim da minha alimentação saide e de vestir as coisas que gosto as vezes se recolher fazparte mas acorde p vida ela é cheia de surpresas.

    ResponderEliminar
  3. puxa vida kelly e eu que achava que a minha vida era ruim, valeu ja ajudou a melhorar minha auto estima

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. sabe existem coisas q nao podemos mudar por mais que tentamos sou baixo e me acho até desproporcional e nem sou tao bonito. Porem kelly se eu parar me trancar nao vai mudar minha cituaçao vai ser mais um motivo para q a sociedade ria de mim; por esse motivo ergo minha cabeça, e posso ser melhor do que muitos vc pode também, sabe vou viver e ser feliz e viver na esperança de que amanha sera melhor bjss nunca desista de si mesma sempre a uma soluçao

      Eliminar
  4. Primeiro passo: Se ame!!!!!!!! Isso está faltando em sua vida.
    Segundo passo: Dê valor a si própria. Levante a cabeça. Ninguém é melhor do que ninguém.
    Terceiro passo e o mais importante: Vc é especial. Vc não existe por acaso. Deus tem um propósito maravilhoso para a sua vida. Tenha Fé!!!!
    Feliz Natal e que 2012 seja repleto de mudanças extraordinárias em sua vida!!!!!

    ResponderEliminar
  5. adorei esse texto. Vou começar agora a modificar a forma a qual me vejo, todos nós temos dons e algo bonito para mostrar..

    ResponderEliminar
  6. Kelly, quanto mais vc se sente a pior pessoa do mundo mais vc procura a solidão e aí a vida se torna monótona, o tempo não passa e é muito dificil ficar esperando cada hora passar. Saia de casa pra qualquer lugar, pois o tempo passa , novas coisas acontecem e vc vai vivendo melhor. Quando menos esperar, estará se sentindo muito melhor. Não se esconda! Lute! Um abrço.

    ResponderEliminar
  7. "Ainda assim, a morte é o destino que todos nós compartilhamos. Ninguém nunca conseguiu escapar. E assim é como deve ser, porque a morte é muito provavelmente a principal invenção da vida. É o agente de mudança da vida. Ela limpa o velho para abrir caminho para o novo.

    Nesse momento, o novo é você. Mas algum dia, não muito distante, você gradualmente se tornará um velho e será varrido. Desculpa ser tão dramático, mas isso é a verdade."

    "Lembrar que estarei morto em breve é a ferramenta mais importante que já encontrei para me ajudar a tomar grandes decisões. Porque quase tudo — expectativas externas, orgulho, medo de passar vergonha ou falhar — caem diante da morte, deixando apenas o que é apenas importante. Não há razão para não seguir o seu coração."
    Stive Jobs.

    ResponderEliminar
  8. olá tb vim deixar meu post. Sou Adriana, 24 anos. Tenho me sentido um fracasso de mulher, desildida comigo. Por vezes tenho de cuidar tanto de outras coisas e preocupaçao e responsabilidades ki ñ tenho tempo pra cuidar de mim. consigo brincar, conversar e me divertir mas sempre como o "patinho feio do pedaço". E triste kerermos fazer uma coisa e ñ poder. bem...foi apenas um dasabafo...obrigada e a paz....bjim.

    ResponderEliminar
  9. acho que o melhor remedio para mehorar a auto-estima Kely, é aprendermos a nos amar, aprender a nos aceiatarmos como somos, pois se não gostamos de nós as pessoas também não gostarão...então levante sua cabeça amiga , e diga eu posso, eu me amo... eu sou assim e não existe ninguem melhor que ninguem, todos nós somos iguais perante a DEUs...boa sorte

    ResponderEliminar
  10. o problema ñ é comigo, são minhas metas, ñ consigo atingir, acredito que estou a bera de uma depressão. aff odeio flr nisso só me afundo mais e mais !

    ResponderEliminar
  11. KellY me sinto como vc hj apesar de ser homem pois, ja tive o prazer de ser bonito e ver como as coisas fluem com mais facilidades num mundo de hipocrisia onde se cultuam a blz, só não fui pras drogas não por falta de oportunidades mas por Deus pois sei que Ele me ama e tem um propósito com minha existência assim como contigo, busque a Deus que Ele pode renovar suas esperanças, um abraço.

    ResponderEliminar
  12. Oi meu nome é Tatiane, também estou muito triste, tenho uma boa carreira, algumas pessoas dizem que sou bonita, mas me sinto uma ogra, boba, feia e sem valores. É muito ruim me sentir assim, acho que precisamos muito de Deus para melhorar, ser bom com os demais, fazer o bem sem olhar a quem e deixar de nos sentirmos patinhos feios, como disse a Adriana e de nos menosprezarmos, como sempre fazemos, mas será qual o primeiro passo, como começar a me amar e me valorizar? É muito difícil!

    ResponderEliminar
  13. Meu nome é Fábio.Tenha fé em Deus e acredite q tudo é possivel ao q crê.Beijão e Boa sorte galera!!!!!

    ResponderEliminar
  14. olha só eu não consigo fazer nada direito, estou sempre insatisfeita com tudo,tento ao maximo me afastar das pessoas que gostam de mim pois sei q vou fazer algum mau para elas. eu sou do tipo de pessoa amaldiçoada nao gosto de nada em mim. tem dias q acordo sem vontade nenhuma de viver sinto muito cansaço falta de alegria. nao sinto fome nem sede se podese ficaria daitada em um lugar escuro silensioso aonde vivo meus pesadelos reais.

    ResponderEliminar
  15. Para todos os que estão com auto estima baixa: gente, perdi minha mãe e meu mundo desabou... e com uma amiga aprendi o seguinte: o que eu não posso melhorar por dentro, eu mudo por fora, pois por dentro vai sarando aos poucos e por fora ninguém notará que está sofrendo. O pior de tudo quando se tem a auto estima baixa é que grande parte das pessoas querem nos ver no fundo do poço, então, para vcs meus queridos, mudem por fora: sejam roupas, ou o cabelo, mas mudem... e nunca deixem de ler a biblia, pois ela é o melhor livro de auto ajuda. Beijos pra todos e ânimo gente!!!

    ResponderEliminar
  16. Eu melhoro sempre a minha auto-estima, mas ela sempre volta e volta bem pior e fico nesta balança dia após dia, minuto após minuto....e assim vou por aí até onde der...

    ResponderEliminar
  17. ultimamente estou me sentindo meia que pra baixo, as vezes me olho no espelho e me pergunto: pra que o mundo precisa de alguem assim como eu. fui traida no meu relacionamento em 2010 e ate agora nao consigo me conformar, me sinto a pior mulher do mundo. agora me diz,porque meu marido me traiu, me sinto um lixo, achando que a outra e linda, maravilhosa, poderosa e tambem mais importante do que eu e o filho dele. sofro muito com isso, ate choro quando lembro o que aconteceu, olho para meu filho e sinto que nem ele que eu pus no mundo e feliz, por saber que o pai falou para a outra que era solteiro e nao tinha filhos, e muito triste o que eu faço para esquecer isso!!!!

    ResponderEliminar
  18. Não se compare aos outros com problemas piores para ver que sua vida não é tão ruim, viva a vida como se cada dia fosse o último,e uma frase que um dos colegas ai citou "é mais um motivo para a sociedade rir de mim", ISSO NÃO EXISTE, a vergonha que vc sente é interna,isso é apenas vergonha de se mesmo projetada aos outros, então se aceite, e seja feliz.

    ResponderEliminar
  19. olha tenho 33 anos so uma pesso em feliz . nao tenho vontade de nada so de morre tenho um marido que so me faz mal me faz sinte a pio das pessoas por favor mim ajude

    ResponderEliminar
  20. sua uma pessoa muito triste mim sito tão baixa astral que não tenho vontade de sai de casa,quanto eu saio de casa sinto que as pessoas ficam falando de mim e rindo eu mim sito tão mal que não tenho vontade de sair de casa sou muito desconfiada penso que todo mundo é falso.

    ResponderEliminar