segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Actividades para aumentar a auto estima

Se tem baixa auto estima e quer fazer alguma coisa para melhorar, conheça algumas actividades que o vão fazer sentir-se melhor consigo mesmo e ajudar na conquista da auto estima a longo prazo.

Comece por fazer aquelas que são mais confortáveis e depois avance para as actividades que lhe parecem mais difíceis, sendo que o importante é não desistir da longa caminhada para uma vida mais feliz, a que tem direito.

Fazer listas positivas para aumentar a auto estima

Fazer listas é uma forma simples e rápida de relembrar conceitos que necessita para uma determinada situação. Normalmente fazemos listas para tudo, compras no supermercado, objectos para levar de férias, etc. faça também listas das coisas boas em si.

  • Faça uma lista dos seus pontos fortes, como por exemplo, a persistência, humor, capacidade de trabalho, criatividade.
  • Faça uma lista dos grandes objectivos já atingidos na sua vida. Acabar a faculdade, comprar uma casa, ter aprendido inglês.
  • Faça uma lista de coisas que o fazem rir, como algumas piadas ou acontecimentos do passado.
  • Faça uma lista de frases de auto ajuda, que se identifique e lhe dêem força para o resto do dia.
  • Faça uma lista de coisas que admira em si mesmo, por exemplo a forma como educou os seus filhos ou ensinou alguns colegas no emprego.

Como ter uma imagem positiva

Com uma folha de papel e um relógio, faça o seguinte exercício durante dez minutos.

Escreva o seu nome no topo da folha e escreva todas as coisas positivas que se lembrar acerca de si, incluído as capacidades especiais e os objectivos que alcançou. Não precisa de ter nenhuma estrutura especial, apenas escreva tudo o que se lembrar que o faça ter orgulho e sentir feliz consigo mesmo.

Não escreva nada negativo, nem use palavras negativas (como “não” e “nunca”). Escreva absolutamente tudo o que lhe vier à cabeça, já que este papel não será para mostrar a ninguém.

Quando acabar o tempo, releia o que escreveu e veja o sentimento que provoca em si. Poderá ficar triste porque estará com uma forma de olhar para si completamente diferente da normal. É um olhar positivo que lhe aumentará a auto estima.

Guarde este papel consigo e olhe para ele durante várias vezes ao dia, para se lembrar como você é especial, até que esses pensamentos passem a fazer parte do seu estado natural. Sempre que puder, leia-o em voz alta para escutar essas palavras que o encherão de orgulho.

Afirmações positivas

Sempre que possível deverá construir afirmações positivas acerca de si mesmo. Essas afirmações devem descrever os sentimentos com que gostaria de estar em todas as alturas e não o sentimento que tem no momento em que está a escrever.

Alguns exemplos de afirmações positivas para aumentar a auto estima, incluem:

  • “Sinto-me bem comigo mesmo”
  • “Passo o tempo com pessoas que gostam de mim”
  • “Eu tomo bem conta de mim”
  • “Muitas pessoas gostam de mim”
  • “Sou uma pessoa positiva”

Ande também com esta lista no seu bolso, para poder reler sempre que se sentir um pouco em baixo ou tenha tempo livre para si. Deve também ler em voz alta estas frases de auto motivação para o sentimento ser mais profundo. Pode partilhar com amigos ou familiares mais próximos, se eles estiverem envolvidos no processo de o ajudar a melhorar a auto estima. Ao longo do tempo vai gradualmente sentindo-se melhor e mais confiante.

Livros de auto estima

Existem muitos livros dentro da área de auto ajuda e particularmente de técnicas para aumentar a auto estima e viver plenamente a sua vida. Compre alguns desses livros e siga os exercícios que eles propõem.

36 comentários:

  1. Sempre soube q a mente ela tem um poder enorme de nos levantar ou de nos destruir... vivi boa parte da minha vida sendo massacrada com criticas q só me deixava para baixo, hj com 37 anos vejo q essas criticas me fizeram um ser humano super negativo e tenho buscado de todas as formas mudar esses pensamentos negativos em positivos e hj com esses exercicios percebo q vao me ajudar muito a ver o valor q de fato tenho e assim me sentir malhor comigo mesmo... obrigada pela ajuda.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também estou neste caminho, busco melhorar minha auto-estima.

      Eliminar
  2. isto não é para te fazer sentir mal é mais um conselho mas se já tens 37 anos não achas vergonhoso escreveres frases com tantos erros ortográficos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. estamos a falar de coisas serias...não estamos aqui para corrigir nem reparar nos erros das pessoas...por amor de Deus...há pessoas que não sabem viver em sociedade.

      Eliminar
    2. Deves ser uma pessoa muito amarga,e muito estupido/a, e conselhos desses não interessam a ninguem. E já agora tu deves ser muito inteligente não ha duvida disso................burro

      Eliminar
    3. Não são erros,são abreviaturas...

      Eliminar
  3. Tenho 18 anos, não consegui entrar na faculdade, sou pobre, meus pais se separaram, não consigo arrumar meu primeiro emprego, me sinto feia, não namoro, enfim... Estou me sentindo um lixo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não existem pessoas feias com 18 anos. Ss pessoas com 18 anos são todas bonitas. e se por alguma distracção não és tão bonita como gostarias , não te esqueças que tens muitos anos para aperfeiçoar a tua beleza. Com 18 anos não precisas de artifícios, pinturas e coisas do género, basta que realces a tua beleza natural. Já reparas-te na beleza da tua pele, na cor dos olhos , no brilho do cabelo... A beleza dos 18 anos está essencialmente ai.
      Tenta um curso mais profissional. Cozinha é uma profissão e uma arte. Porque não tentar um emprego como comercial numa empresa onde tenhas contacto com muita gente. A área comercial pode não dar muito dinheiro nestes tempos mas trás contactos com pessoas. Faz exercício todos os dias. Esconde o comando da televisão e lê. Lê muito , lê todos os dias. Não precisas ter dinheiro para lê. As bibliotecas estão sempre abertas e prontas para emprestar livros. Vais ver que quanto mais lês mais sabes e quanto mais sabes mais gostas de ti. Quando eu tinha 18 anos diziam me que com aquela idade podia ter tudo ou ser tudo. Eu não acreditava. Hoje sei que com dezoito anos tudo é possível .Não te preocupes com o namorado. Eu os anos mais interessantes que tive na minha vida não era comprometido. Se saíres ,se fores para sítios novos vais ver que aparecerá alguém de quem gostes e que gosta de ti. NÃO FIQUES EM CASA Á ESPERA QUE A FELICIDADE APAREÇA. Boa sorte!!!

      Eliminar
    2. Querida,

      Não se sinta um lixo. As pessoas não precisam ser umas iguais as outras para serem felizes. As coisas acontecem no tempo que devem acontecer para cada um.
      Não seja tão dura consigo mesma. Tudo vai acontecer no tempo certo, se não arrumou o primeiro emprego, espere até que o emprego certo apareça, se não namora, tenha certeza de que é pq o namorado certo ainda não surgiu e lembre-se sempre que vc não precisa de outra pessoa para lhe dizer o quanto você é especial.

      Um Beijo!

      Eliminar
  4. É interessante como as palavras acima citadas nos trazem uma sensação de alivio e coragem, sermos positivos atrai coisas boas, obrigado

    ResponderEliminar
  5. a vida é como um conjunto de montanhas: existe a zona mais alta e existe o vale...em momentos, devido aos factores de stress, estamos no vale, sentimo-nos frágeis, vazios e inúteis, mas noutras alturas estamos no topo da montanha, com objectivos ja alcançados. É necessário persistência e lutar por um lugar melhor

    ResponderEliminar
  6. minha vida é tão chata e vazia que realmente acho que nada pode me animar de verdade. por ter uma auto estima extremamente baixa minha vida pode ser comparada ao nada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. deus pode mudar a sua vida se vç quizer.pois ele esta mudando a minha e eu passei por uma depressao que durou anos e quase me matei.mas descobri que se eu estou viva em meio a tanta morte mostra que deus me ama e me quer bem.sem reclamaçoes e sem lamentaçoes.que deus te ilumine e te liberte!!!!!!!!!!!!!

      Eliminar
  7. SOU CIUMENTA SERA Q VAI ME AJUDAR?

    ResponderEliminar
  8. Nao consigo arranjar namorada ... dizem que sou giro mas nao consigo falar com as mulheres

    ResponderEliminar
  9. Me sinto muito mal as vezes. Sempre que tenho tempo, procuro ler frases de auto ajuda para melhorar um pouco minha baixa auto estima.
    Muito bom o texto.

    Obrigado.

    ResponderEliminar
  10. Em Deus, em Jesus Cristo esta a resposta e a cura para todos as nossas dificuldades a palavra diz - Vinde a mim todos que estais cansados e oprimidos e eu vos aliviarei....

    MATEUS Cap.11 vers.28

    ResponderEliminar
  11. Estou confusa, e acredito que dessa forma estaria enganando a mim mesma... A minha falta de auto confiança acaba com a minha auto estima. Chega ao ponto de não saber o que fazer, em relação a tudo, faculdade, relacionamento, estilo de vida e o que sonhar (desejar). Isso tudo é muito estranho para mim, é triste sentir isso e não desejo a ninguém! As vezes dá vontade de jugir da vida que tenho, da rotina...
    Obrigada por lerem! :)
    Sorte e sucesso a todos! Energia positiva e vamos nos superar! ;)
    Eu acredito.

    ResponderEliminar
  12. Tenho agora 30 anos e sinto a minha auto-estima muito em baixo é uma coisa que me acompanha, para mim nunca faço nada de bem e estou sempre a pensar no que os outros podem dizer de mim ou das minhas atitudes. Sinto-me infeliz, acho-me feia e para mal dos males cada vez mais noto que tenho um comportamento obsessivo-compulsivo que me deita ainda mais a baixo e que não consigo controlar.
    Quando andava no 5º ano fui vitima de Bulling e até gozada fui por uma professora por causa de ter os dentes feios o que alimentou ainda mais o ego dos meus colegas da altura que me batiam e enchovalhavam, depois foi dito que tinha de ir à psicolga da escola qual quê, ela humilhou-me no gabinete. Na verdade não sei se isto terá alguma influência, até porque sou de um meio muito pobre tive alguns problemas desde criança quando via o meu pai bater na minha mãe, a pessoa que eu mais amo neste mundo. Ao longo da minha vida nunca consegui elevar a minha auto-estima por inumeras causas ou talvez não sempre deixei que os outros me deitassem a baixo, aliás as pessoas devem pensar que sou parva porque nem me defendo, não sei como reagir.Por vezes dizem isto e aquilo e eu fico ali disfarço e não sei como reagir, muitas vezes faço que não entendo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá pessoa. Sei o que está passando.
      Vou te contar um pensamento que serve de comparação e solução , quem sabe, para o problema que você passa:
      Antigamente os humanos viviam na escuridão da ignorância, não conheciam o motivo de alguns fenomenos da natureza. Pensavam ser Deuses que controlavam tudo aquilo. Quando o homem descobriu que poderia pensar, questionar,e mudar aquilo, surgiu a Ciência. Graças a Ciência, que é o ato de estar ciente, de conhecer algo, o homem consegui melhorar sua vida. Hoje não passamos frio, temos eletricidade, viajamos longas distancias em pouco tempo, adiamos nossa morte por causa de doenças. em fim, tudo isso mostra o quanto conhecer nos ajuda em muita coisa.

      Digo a você que pesquisar, ler livros, aprender técnicas, hábitos que elevem sua auto estima seria uma solução para melhorar sua vida. Se compare com os homens das cavernas que decidiram mudar de vida atravéz da pesquisa, do estudo.

      Lembe-se: Aqueles que te viram por baixo estão acostumados a te ver assim e quando verem você se erguendo, podem ficar surpresas e tentarão te derrubar novamente por ciumes ou medo de seu potencial. se quiser mais conselhos mande um e mail pra mim miltonmtj@yahoo.com.br, tenho mais coisas pra você. Não sou psicologo sou apenas um homem das cavernas que cansou de passar frio, fome, sede e dormir em cama de pedra. beijos.

      Eliminar
  13. minha cara amiga, vejo que tens sofrido muito ao longo dos anos. Não sei como te ajudar, apenas te digo para te agarrares ás coisas boas da vida, às boa sexperiências e tentares esqueceres tudo aquilo que é prejudicial. lembra-te que ninguém é melhor que ninguém apenas uns têm melhores oportunidades que outros. tenta andar com a cabeça levantada. Boa sorte. Espero que melhores.

    ResponderEliminar
  14. Cheguei a conclusao que tenho baixa estima. Pois meu comportamento diante dos outros nao eh normal. As vezes me sinto como aqueles cachorros submissos com o rabo entre as pernas. Eh devastador, doi muito se relacionar com as pessoas, acho que eh doenca. Mas estou determinada acreditar que nao sou inferior a ninguem, repetindo isso para mim mesma, e todos que tem auto estima baixa precisam lutar por isso. Vamos acreditar em nos mesmos! As vezes eu explodia, acho que que de ter que lidar com esse sentimento tanto tempo, mas vejo que uma boa auto estima eh um trabalho diario e uma crenca interna que ninguem pode abalar.

    ResponderEliminar
  15. Por vezes o passado toma controlo do presente. Mas pense que enquanto está a pensar em tudo o que foi a sua vida, está a reviver esses sentimentos e não a construir pensamentos novos, refrescantes, do presente. É essencial que delinie novos objectivos. Se não gosta da maneira como se sente, tem de tentar evitar os pensamentos que a fazem relembrar aquilo que não quer continuar a ser. Imagine-se tal qual como gostaria de ser e pense que ISSO É INTEIRAMENTE POSSÍVEL. E sabe porquê? Porque mais ninguém para além de si própria pode transformar a sua vida em algo que realmente gosta. A verdade é que você tem o comando da sua vida e pode ser quem você quiser, pois ninguém que se irá cruzar no seu caminho saberá como foi a sua vida até então. E quem já sabe, apenas vai dizer como você está com melhor aspecto e diferente, com um sorriso, aproximando-se de si. Não consegue ser mais dessa forma, não aguenta sofrer mais, então mude esse jeito. Faça coisas diferentes, se não sabe o que gosta e quem é, então tente descobrir quebrando a rotina e desenvolvendo tarefas que imagina que irão fazê-la sentir bem e preenchê-la, por mais ridículas que possam parecer. O ser humano é bastante complexo na sua maneira de ser e de pensar, e o aproveitamento que podemos fazer dessa nossa capacidade extraordinária é jogá-la a nosso favor, sendo quem nós quisermos e quem desejariamos (aquela imagem que parece estar tão longe). Temos também de ter consciência que o ser humano também é característico pela sua imperfeição. Querer ser perfeito pode ser auto-destrutivo. Relaxemos então, pois basta olharmos à nossa volta para ver que NINGUÉM É PERFEITO. Às vezes deixamo-nos intimidar pelas pessoas à nossa volta e entramos numa insegurança paranóica, ao ponto de não conseguirmos controlar os nossos movimentos. Mas esqueçemo-nos que a maior parte dessas pessoas também é tão ou mais inseguro do que nós. E por isso não podemos deixar que isso controle a nossa vida, não nos podemos deixar guiar pelo que achamos que os outros vão achar das nossas atitudes. Pois ou eles estão a passar pelo mesmo ou então não estão nem aí...e acabamos por desperdiçar momentos que podiamos estar a utilizar para nos construirmos e melhorarmos.
    Olhar e falar com o espelho é um exercício muito importante para sabermos exactamente a imagem que passamos para fora, ajuda-nos a conhecermo-nos melhor e a ter uma percepção mais real acerca do nosso self. E isso definitivamente traz mais segurança. Fiquem a olhar para aquelas características que apreciam mais, olhem para vocês através do espelho de vários panoramas, conheçam mais pormenorizadamente essa imagem, explorem, vão ver que até vão gostar muito! E que se lixem os outros (que por vezes nos rebaixam para combatar uma falta de auto-estima ainda maior do que a nossa)!
    A vida é nossa, podemos fazer dela o que quisermos, desprendamo-nos dos nossos complexos e aproveitemos cada segundo, RIR é bastante importante (vão ao youtube ver vídeos engraçados, exercitem mais o músculo do sorriso, isso é uma maneira de enganar o cérebro mas o que é certo é que nos torna mais felizes).

    Gosto muito de ajudar as pessoas com as suas crises psicológicas.

    Por isso deixo um e-mail: esperanca.raquel@hotmail.com

    Às vezes só o facto de sermos ouvidos ajuda muito. As melhoras.

    ResponderEliminar
  16. Achei muito interessante este artigo,e quero que fique aqui registado,que preciso de auto-estima,pois há 11 anos,que me a roubaram...

    ResponderEliminar
  17. realmente eu preciso mt aumentar minha auto estima,desde pequena sofro de bulling,entaum sempre me acho feia,se alguem me chamar de linda vou ahcra q esta zuando da minha cara e vou ficar mt mal,quando saio se olham pra mim eu fico com vergonha e acho q estão me acahando feia ou algo do tipo,se eu passo e riem eu acho q estão rindo de mim e eu ñ vejo a hr de sair dali,isso acontece principalmenre na escola,eu me sinto mt sozinha eu tenho uma amg mais eu sinto como se ñ estivesse pois eu ñ confio em ninguem nen nela,eu tenho medo de dar minhas opnioes pois tenho medo de ficar sem ninguem pois ela deixaria de ser minha amg se eu falasse um defeito dela ou a desobedese-se eu queria deixar de ser amg dela mais ae eu penso''se eu deixar de ser amg dela vou ficar mais sozinha do q ja estou'',tenho vergonha de falar sobre assuntos normais de mulher,enfim minha auto estima esta mt baixa msm eu quero procurar uma piscicologo mais eu tenho vergonha de pedir isso pra minha mãe ou seja eu preciso de ajuda logo e concerteza isso ira me ajudar,escrevendo isso q escrevi agr até q me ajudou a desabafar um pouco,mais msm assim sinto falta de uma amg para contar,para abraçar e dizer obg por estar cmg sempre.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bulling na minha opinião é questão de educação e valores, o que as pessoas as vezes não gostam em si mesmas passam a criticar no próximo. Se a pessoa não tem o maior valor e essencial nesta vida que é o amor ao próximo, não merece darmos ouvidos a suas opiniões, o que eu não quero que façam comigo não devo fazer com o meu próximo. Temos que nos preocupar primeiro com nós mesmos,e pensar: o que eu posso fazer para melhorar, como eu reajo com as opiniões maldosas e o que fazer para não dar mais crédito a isso,tenho que conviver com pessoas boas e más e como somos imperfeitos, as pessoas cometem erros e acertos e se eu ao invés de dar respostas as provocações, pensar o que esta pessoa esta querendo com isso, me provocando, eu devo ignorar e seguir em frente, o que ela diz não vai acrescentar nenhum bem a minha vida, dê uma desculpa e se afaste se não puder continuar perto dessas pessoas e observe em sua volta o que temos de bom, as crianças, os animais, natureza, pessoas do bem,pois nem tudo no mundo é do mal, basta sabermos analisar porque as pessoas são asssim, muitas vezes precisam mais de ajuda do que nós mesmos. Se você quer ter amizades, passe a observar, procure pessoas e ambientes que te agradam e não se preocupe em querer agradar a todo mundo, como se diz: crença, religião, futebol, todo mundo tem a sua e nem por isso tenho que fazer o outro gostar do que eu gosto e ser como os outros querem que eu seja, tenho que analisar o que vai na minha consciência, pois ela é somente nossa, se acha que não deve dar sua opinião, se comporte da maneira que vc acha correto e fique em paz com sua consciência, sente em um ambiente tranquilo, sente-se confortavelmente, feche os olhos e respire devagar sem tentar pensar no que acontece a sua volta, volte a sua essência com a mente tranquila e seja feliz.
      Eu também me sintia assim na adolescência e hoje como adulta vejo que é melhor ter poucos amigos do que ter apenas pessoas que não nos dão valor e não se importam conosco, veja só um exemplo: jogador, cantor famosos quando estão no auge tem milhares de amigos, quando perdem fortuna, prestígio, cadê os amigos, então não queira ter perto de você pessoas interesseiras, observe, vc vai conseguir enxergar quem merece sua amizade e ser seu amigo. Desejo a você muitas Felicidades, Fé em você mesma e Coragem para enfrentar as adversidades da vida.

      Eliminar
    2. tbm sofri muito bulling , tenho muito trauma , meus apelidos foram vários , cada ano , semana , dia , era um apelido novo , apanhei muito das outras garotas que eram maiores que eu , nunca conversei com meus pais . eu sei como você se senti , eu me sinto exatamente como você , eu já não aguento mais , ( eu estou escrevendo mas slá com medo de alguém falar slá algo que me deixe constrangida :( )

      Eliminar
  18. eu tenho um ciúme que é patológico, considerado obsessivo. Não consigo confiar no meu namorado. Já traí ele, por acha que ele estava me traindo e não foi o que aconteceu. eu não sei o que fazer. vou tentar estes exercícios.Alguma coisa específica que me ajude a tratar do ciúme? obrigada.

    ResponderEliminar
  19. eu estou precisando almentar minha auto estima ,tenho 24 anos tive 4 filhos estou com flacides na barriga estou amamentando meus seios estão um maior que o outro nao tenho condiçoes para fazer cerugia plastica eu me sinto feia.

    ResponderEliminar
  20. Desde criança sempre fui muito tímida. Na escola,não conseguia me enturmar. Sofria bullyng por causa do meu cabelo que era crespo e curto, realmente não tinha a aparência glamurosa das meninas de cabelos longos e lisos. Olhava-me no espelho e chorava. Nunca disse nada aos meus pais pois eram pessoas muito bondosas porém muitos simples e não me entenderiam. Cresci, hoje sou uma mulher de 35 anos, relativamente bem sucedida profissionalmente, tenho independência financeira, tenho carro, adquiri um apartamento, tudo com o suor do meu trabalho. Tudo isso porém não me faz feliz, tenho uma angústia muita grande no meu peito, me sinto inadequada, continuo me olhando no espelho e me achando feia.Aquela adolescente insegura ainda está em mim. Me acho gorda e desajeitada. Tenho amigos, sou querida por eles e pelas pessoas que me cercam, mas nunca arrumei um namorado. Tento passar a impressão de uma mulher independente que está só por opção, mas que na verdade, não consegue se relacionar com ninguém.Sofro muito com esta situação, tento repetir para mim mesma palavras positivas, no entanto elas soam vazias. Não sei mais o que fazer para extirpar este sentimento ruim.

    ResponderEliminar
  21. sou uma pessoa totalmente desmotivada, não consigo conversar com as pessoas olhando nos olhos pelo fato de enxergarem defeitos em mim, enfim n tenho expressão propria dependo muito de elogios e de aprovação dos outros, minhas amizades nunca me convencem de sinceridade e tenho um grande problema com comparações acho que sou inferior a todos e meu namorado n entende apenas me critica

    ResponderEliminar
  22. Jente pressiso muito de ajuda d vc!pois estou com minha alto estima la em baixo.,tenho 19anos eja me casei vai faser 11messes q estamos casados so q tuda tava indo as mil maravilha ate o filho dele vim mora a q com ajente,nao querro ser e goista pois ele me perguntou se eu asseitava o filho dele e eu disse q sim mais agorra ta tao difissil pois me sinto esausta por pasar o dia aguenrando chorro de criansa no meu pe e ainda tenho q a turrar a sogra é a exís mulher deli ligando pr saber do menino. Pr piorar nao estou trabalhando. Eu nunca tinha ficado assim e nao sei o q faser nao me arrumo mais ja pensei em dessis do casanento mais eu o amo. Me ajudem por favor.

    ResponderEliminar
  23. Eu tenho uma super auto estima,bom humor,e isso começou no inicio desse ano quando foi que eu DECIDI mudar e consegui,eu me odiava,odiava meu corpo,meus cabelos,meu rosto e odiava a mim mesma por ser tímida e assim me tornava a pessoa mais insegura e triste que eu já vi! Sempre sofri muitas criticas e ligava demais pra isso,chorava quase que todos os dias trancada dentro do banheiro para ficar chorando,sempre ficava lá pouco tempo para que ninguém desconfiasse e sempre saía pensando "ninguém me entende,eu me odeio ou eu sou um lixo" toda a minha vida foi assim até que resolvi mudar,mudei de escola,fiz o máximo possível para deixar a timidez de lado,comecei a fazer academia,comecei a usar o tempo que eu perdia me odiando tentando mudar oque eu não estava satisfeita. Hoje em dia,sou feliz por demais,tenho muitos amigos e ainda sim pessoas que não gostam de mim,acho que é porque elas adorariam ser feliz como eu sou! çlakdsdlçk Mas eu ainda tenho um problema,eu fingo mas fingo muito que não ligo para oque dizem de mim,mas la no fundo eu ligo sim,e isso me machuca,não mais como antes mas machuca,mudei tantas coisas em mim e não consigo mudar isso )=

    ResponderEliminar
  24. Eu tenho 17 anos , tinha bastante amigos , me mudei arrumei um namorado , só que não e a mesma coisa , agente vive brigando ele me coloca super pra baixo , brigo direto com meus pais , ( não adianta dizer que e pra gente terminar ) , me sinto estranha feia , sou timida , meus dentes estão começando a entortar , não tenho roupas para sair ( sim eu sou pobre ) , choro a todo momento , queria viajar pelo mundo , mas ainda estudo , quero trabalhar mas sou menor de idade , quero conversar com alguém mas meus pais são caretas e meu namorado trabalha , não tenho amigos , eu quero vive eu não aguento mais fica calada , vive escondida por ser escrota , afs desabafei :( , ( mas não e o suficiente )

    ResponderEliminar