segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Eliminar a baixa auto estima

A auto estima é sobre o quanto nos sentimos valorizados, amados e respeitados pelos outros e também o quanto nos respeitamos e amamos a nós próprios. As pessoas com alta auto estima sentem-se bem consigo próprias e valorizam as suas qualidades e conhecem os seus defeitos sem se deitarem abaixo. Por sua vez, as pessoas com baixa auto estima têm sentimentos de inferioridade e sentem que ninguém gosta delas ou nem sequer as respeita.

Todos nós vivemos períodos de baixa auto estima durante as nossas vidas, principalmente durante a juventude, em que estamos à procura do nosso lugar no Mundo. Mas a auto estima vai variando ao longo da vida, o que significa que não é um problema sem solução, mas antes um problema que pode ser melhorado diariamente com dedicação.

Problemas de auto estima

Antes de tentar ultrapassar a auto estima e construir internamente uma sensação de bem-estar e pensamento positivo, ajuda tentar saber o que causou o problema inicialmente.

Existem duas situações importantes:

  • A forma como nos vemos
  • A forma como somos tratados pelos outros

Qualquer destas situações pode ter um grande impacto na forma como vamos manter a auto estima.

Existem figuras importantes que podem influenciar a nossa juventude e a forma como desenvolvemos a auto estima. Pais, professores e outras figuras autoritárias são muito importantes para uma boa (ou má) educação e podem levar a que a criança melhor ou piore a auto estima durante o processo de crescimento. Por exemplo, se os pais passarem mais tempo a criticarem o filho do que a valorizarem, é garantido que ele terá uma baixa auto estima. Além disso, as crianças vêem nos pais os modelos que querem adoptar no futuro.

A auto estima é altamente influenciada pela conversa destas figuras autoritárias, mas existem também muitos casos em que a forma como falamos connosco próprios é suficiente para deteriorar a nossa auto estima, sem a intervenção de mais ninguém. Nestes casos, uma pequena acção incorrecta pode levar a criar um sentimento de grande inferioridade com as respectivas consequências para a auto estima.

Conheça outros problemas de auto estima.

As pessoas que têm baixa auto estima não vêem em si as qualidades que admiram nos outros e então prejudicam-se interiormente. No entanto, muitas vezes têm essas qualidades só que a imagem que formaram de si mesmos impede que as ponham em prática. Aqui ficam umas mensagens para o ajudar a melhorar a auto estima.

4 comentários:

  1. FOI BAKANA ESSES TEMA ADOREI

    ResponderEliminar
  2. ADOREI ESTA MATÉRIA! INVISTAM MAIS POR FAVOR!

    ResponderEliminar
  3. Fui traída pelo meu marido a dois anos atrás ,continuei com ele porque acredito que ele se arrependeu do que fez.Desde então me sinto diminuída perto de outras mulheres ,meu ciúme e minha insegurança aumentaram muito ,e com isso vieram as brigas ,até na tv quando passa alguma coisa que eu não gosto eu mudo ,se ele assiste algum vídeo envolvendo mulher eu fico louca...choro me sinto um lixo ,isso é terrível ,minha vida gira em torno dele ,não tenho amigos ,nem me lembro a ultima vez que passei o natal com a minha família sempre deixo tudo por ele ,faço tudo por ele ,meu marido não gosta de ir ao cinema ,não gosta de reuniões de família ,eu só faço o que ele gosta , e nunca o deixo sozinho pois tenho medo que ele se interesse por outra pessoa ....isso ta acabando comigo...

    ResponderEliminar