segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Problemas de Auto Estima

A maioria das pessoas sente a auto estima em baixo durante algumas fases da sua vida. Não sendo agradável, não é um sentimento raro, da mesma forma que a depressão ou stress.

O que origina a baixa temporária da auto estima pode ser um tratamento desagradável por parte de alguém ou mesmo um julgamento interior depreciativo em alturas mais difíceis. Este comportamento acaba por ser normal devido à intensidade a que o mundo hoje nos obriga a viver.

O problema surge quando uma baixa auto estima é o sentimento normal de uma pessoa. Quem mais sofre com este problema são pessoas que já tiveram depressões, fobias, doenças ou algum defeito físico. Muitas dessas pessoas acabam por levar vidas infelizes por não darem o devido valor a elas mesmas. Isto faz com que não gozem a vida e não procurem concretizar os seus objectivos e sonhos.

Tem de pensar que tem o direito (e o dever) de se sentir bem consigo mesmo. Tem o direito de se divertir, de ter sonhos como qualquer outra pessoa. Pode ser difícil conseguir pensar nisso quando está a passar uma fase complicada na sua vida, nessa altura é fácil deixar-se levar por essas emoções e começar a falar negativamente consigo mesmo. Depois acaba por se refugiar em casa, ou em bebidas e vingar-se em pessoas de quem gosta. É necessário evitar ao máximo que isso aconteça, porque só irá fazê-lo sentir-se pior. Tem de se virar para actividades que o façam sentir-se bem e melhorem a auto estima.

Quando começa a utilizar métodos para aumentar a auto estima, existem alguns sentimentos de resistência que poderão ser complicados de ultrapassar, mas aí deverá entrar a auto motivação para conseguir levar a cabo essas actividades. A resistência irá desaparecer à medida que for conseguindo avançar no seu caminho até ao objectivo. Não tenha medo de pedir ajuda aos seus familiares a amigos mais próximos, eles estarão lá para o ajudar a ultrapassar essa fase negativa e a melhorar a sua auto estima.

Actividades como meditação, banho de imersão e desporto são muito importantes para relaxar e ganhar forças para concluir o seu caminho.

Em todo o processo para aumentar a sua auto estima, tenha sempre presente pensamentos positivos e conversas interiores que o motivem a continuar e que o ajudem a perceber que é uma pessoa única e especial para si e que merece o melhor da vida.

Auto Estima e Depressão

Antes de começar a sua caminhada é preciso entender porque é que está com uma baixa auto estima. Muitas vezes está ligada a depressões, que por sua vez também estão ligadas a outros acontecimentos ou doenças. A baixa auto estima é um dos sintomas principais da depressão.

Para perceber se pode estar com uma depressão, consulte um médico urgentemente. Se está com sentimentos negativos há algum tempo, não sabe a razão, não consegue ver-se livre de uma tristeza constante e tem alterações de comportamento, como comer mais ou menos do que comia, não conseguir dormir, provavelmente estará num estado que o pode levar a uma depressão. O melhor é consultar um especialista e começar a fazer actividades para levantar a sua moral, como os já referidos. Meditação, muito exercício fora de casa, sair com os amigos, ver filmes ou ler livros divertidos.

28 comentários:

  1. me sinto so,nao tenho vontade de sair de casa ,evito visitas,ateme escondo das pessoas porque me acho feio,nao sei oque fazer busco forças em deus ,ajude me.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. meu amigo Jesus te cura procure uma igreja eu sou da quadrangular a tive depressão e as vezes me sinto feia mas eu sei q DEUS vai terminar a obra se ELE me curou porque nao curaria vc vc acha q escrvi isso por acaso naoooooooooo
      JESUS TE AMA MUUUUUUUITO tanto q deu a sua vida por vc isso serve p todos JESUS ama vcs

      Eliminar
  2. Se tem amigos, junte-se a eles sem que eles notem que não está bem e aos poucos vá entrando na conversa nas brincadeiras. Só existe uma vida, goste de si, os outros pouco importa os feios também têm lugar no mundo ,e depois para quê ficar triste se ser feio também faz parte da vida, ria, curta o sol e a natureza... isto é dito sinceramente, como sabe não o conheço. levante a cabeça e VIVA.

    ResponderEliminar
  3. eu também me sinto assim,acho que até um cachorro é mais bonito e animado que eu,e por isso estou solteiro até hoje. ajude me

    ResponderEliminar
  4. Amigo! Já passei por isso, mas não desista, vá enfrente procure fazer coisas que vc goste, se dane os comentários dos outros

    ResponderEliminar
  5. eu me sinto aasim, me escondo em casa ,me acho feia acho todo mundo mais bonito que eu, mesmo com pessoa me dizendo que sou bonita não acredito.to precisando de um grande ajuda a mesmo auto estima tá totalmente no chão.

    ResponderEliminar
  6. Ninguém é feio! Deus nos fez cada detalhe com um toque de amor ,somos a obra prima de Deus. Viva a vida sem medo de arriscar com intensidade ria, chore,cante ,dance ,grite a vida é bela demais....
    Encontre sua beleza ela só está perdida só tem de encontrá la .

    ResponderEliminar
  7. tambem me sinto assim, com uma auto estima la no fundo e eu antes era muito feliz, agora me sinto uma pobre coitada, me sinto feia e antes nao me sentia, so me da vontade de dormir o dia todo para nao lembrar os problemas, e a vida nao me tem sorrido! me sinto mt mal, este texto me ajuda mas o mais dificil é por em pratica tud isso ate pq com esta pessima auto estima perdi os meus amigos. queria ser feliz e viver a vida me achando uma mulher saudavel e mais confiante

    ResponderEliminar
  8. amigos e amigas kem ja passou por isso eu ja passei por fases mesmo k me levaram ao negativismo mas eesea problemas ou fases depende como seja a situacao tem k ser ultrapassado pk voce pode ser tudo nesta vida basta kerer e acreditar k sim somos capazes de tudo kuando acreditamos em nos por isso forca a todos k passam por isto

    ResponderEliminar
  9. para anonimo....anonimo um homem feio triste e mais feio que o feio feliz! O homem feio feliz..de autoastral se torna bonito...agora o triste nao..sempre sera feio.

    ResponderEliminar
  10. Eu nao me sinto feia não, mas me acho inferior a todos, sinto que nao tenho capacidade de realizar tarefas tao facéis :'/ So penso em morrer, acabar com esse sofrimento, acho que todos me traem, falam mal de mim , nao confio no meu namorado .... me acho um nada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu me sinto desse jeito desde pequena ate hj eu pensava que era so eu que fikava assim!!

      Eliminar
  11. sabe esses tempos eu tou me sentindo um lixo quando eu era cria~ça sofrir muito bule ,agora depois que crescir melhorei minha aparência ,só que meu marido me rebaixa ,nunca me elogia me sinto um lixo!!sinto como aquela patinha feia na adolescência ,toda hora dar vontade de chorara ,não saio ,não tenho forças pra nada!

    ResponderEliminar
  12. oie boa tarde nossa eu andoo num desanimo pareçe tudo da errado pra mim faço de um tudo pra ver as pessoas bem e no fundoo eu to pessima me sinto feia .gorda,nada fika bem em mim,arrumo namorado e todos eles me trocam pelas ex nao tenho vontade de fazer nada me ajuda tive uma separação dos meus pais nao aceito ate hj ja yenho 24 anos e me sinto como se tivesse 10 anos

    ResponderEliminar
  13. È sei que parece fácil superar isso, mas não é, e não digo isso por alto, sei por que passo por essas situações, há dias que me sinto menos mal, há dias que me muito mal, mas é sempre uma luta cruel e desgastante passar por cada dia, imaginando se sua presença faz ou não diferença aqui, mas acreditem, faz, e minha vontade de ser alguém ainda supera minha vontade extinguir minha própria existencia.

    ResponderEliminar
  14. Ando muito chateada com o fato de nao ser notada, tenho amigas q amo muito, nao são modelo de beleza, mais sempre andam felizes sem tocar nesse assunto, falam com todo mundo, uma é fofissimaa e a outra é doidinha. Mais todo mundo gosta delas. Eu acho q ngm me nota, pessoas mais velhas q eu ate elogiam minha aparência, mais nao as da minha idade, tenho ódio de lembrar q quando era pequenina, todos gostavam de mim e da minha criatividade. Hoje tento imitar como eu era na espectativa dos outros gostarem de mim, voltando a desenhar a reutilizar coisas velhas, fazendo arte , mais Ai penso no q os outros dizem sobre as pessoas, q elas mudam, Ai n sei se devo voltar a ser como era, e penso q se n voltar eu só seria outra pessoa comum por ai. Estou muito perdida, conversei com um parente e ele disse q os outros percebem a nossa baixa autoestima, só queria saber um modo de agir para mostrar felicidade e ser cativante com os outros. A frase seja vc mesma é um grande problema para mim

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi, moça!
      Meu nome é Rafael, tudo bem?
      Gostaria de deixar meu contato do Facebook
      Me adicione, se puder:

      http://www.facebook.com/profile.php?id=100003909677262

      Adoraria tê-la em minha lista de amigos
      Acredito que possamos ajudar um ao outro
      pois já passei por isso e sei como é.

      [também adoro desenhar e invertar coisas] :P

      Beijo pra você! ;)

      Eliminar
  15. eu sou casada a 17 anos.mas me apaixonei pela uma pessõa..e ela por min..mas eu nunca amei meu esposo.como homem.ele é um cara legal mais muito negativo,eu sou toda.astral.gosto de sorrir brincar..faser o que me da na telha.mas tudo com respeito senpre o respeitei por que ele não sabia que eu.nunca amei.mas um dia ele mentiu pra min.que tinha sentido tezão por outra mulher.e que não me amava tanto ai eu criei coragem e disse toda vdde a ele..ele pareçeu ter entendido e falei para ele que eu ia separar dele ele topou e ai fui conheçi a pessõa que eu amei tanto e amo..ficamos juntoa amamos.foi maravilhozo fisemos muitos planos e sonhos..+ quando eu voltei meu marido negou tudo..disse que tinha mentindo pra mim..+ que amava muito,que se eu largasse dele ele iria se matar..nosa eu estou perdida me ajudem o que faser..bjs.pior que eu amo demais o outro.demais e o pouco que eu sentia pro meu marido agora esgotou msmo só tenho carinho por ele mais nada...me ajudem bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom, primeiro eu acho q e vc deve fazer um curso de português...vamos combinar que tem vários erros aí, né...rs brincadeira...
      Acho que vc deve respeitar seus sentimentos. Deixar claro para o seu marido que vc não corresponde ao amor dele e que vc precisa ser feliz, assim como ele tem esse direito tb. A vida é muito curta para se viver privado de várias coisas...
      Pense nisso. Reflita. Medite!
      Fará bem pra vc.

      Bj

      Eliminar
  16. Sou feia não gosto de mim ,e duvido que alguém goste ou possa gostar,sou triste não tenho amigos e não consigo me comunicar com as pessoas naturalmente sou problemática vazia não tenho assunto sou um tédio !aff

    ResponderEliminar
  17. amei me ajudou muito no meu trabalho bjsssssssssssss!

    ResponderEliminar
  18. Estou triste e nesses momento me sinto so. O meu companheiro me abandonou passadp 6 anos de relacao . As coisas n estavam nada bem m dantes ele corria atras mas agora ele tb ja quer por um termo ambos ja entendemos q nao da mais..

    ResponderEliminar
  19. Diagnosticaram-me um carcinoma da mama em fins de 2009. Fui operada á mama e a seguir fiz quimioterapia. Fiz os tratamentos todos sempre a trabalhar, porque queria sentir-me uma pessoa válida,uma pessoa normal e que a vida iria continuar. No entanto tive que começar a tomar Tamoxifeno (hormonoterapia)eas paredes do endométrio começaram a crescer, surgindo a hipotese de cancro nos ovários.Este ano já fui operada 3 vezes (retirei ovários, útero), depois os tecidos como não fechavam, fui novamente operada em Set/12,pelo que estou sem trabalhar há 1 mês. Estou cansada, não vejo soluções para o meu problema, as opiniões dos médicos e cirugiões são diferentes e assim tornei-me numa pessoa "vidro". Em que não me posso mexer, fazer esforços,subir uma escada...Como é que vou conseguir levantar a minha auto estima?Sempre triste, desalentada e com ideias muito negativas...O meu grande sonho e desejo era voltar a ser uma pessoa normal, praticar desporto,trabalhar...Mas não consigo sorrir, a pensar que o dia de amanhã vai ser igual ao de hoje.Estou muito em baixo, não comunico com outras pessoas, fecho-me muito, também não tenho assuntos para falar. Só encontro uma solução, mas queria invertê-la...talvez lá no fundo exista uma esperança....

    ResponderEliminar
  20. é mto facil falar "nao ligue para que os outros pensam , vc merece ser feliz como qualquer outra pessoa"
    Falar é facil, eu desejaria acreditar em mim mesmo, eu tento, mas não é assim facil... as vezez tenho vontade de morrer, tenho 15 anos, 67kg e 1,60 de altura... nem preciso falar mais nada, me sinto uma idiota, minhas roupas nao servem em mim, divido as roupas com minha mae, e nem mesmo as roupas dela nao estão mais servindo em mim. Meus peitos são feios, e nao consigo mais pensar em viver, nao to aguentando... as vezes tenho vontade de bater no meu irmao menor, de raiva de mim mesmo. eu me odeio, nao sei mais o que fazer... Ja pedi pra minha mae marcar consulta com o psicologo do postinho pq as vezes me da ataque de panico e acho que tenho fobia social.... ela ainda nao correu atras disso.... nao vejo a hora de morrer pra tudo isso acabar logo.

    ResponderEliminar
  21. Meu eu soufeio ninguem me quer nao aguento mais tenho 20q anos nunca namorei transei duas vezes na minha vida toda nao aguento mais.

    ResponderEliminar
  22. bom...eu me acho lindo..tenho o rosto bonito e o corpo sarado,mas me sinto muito angustiado, parece que eu nao agrado as pessoas.e nao consigo nem sorrir mais para uma garota ... nunca tive em uma fase tao ruim,to me isolando de todo mundo ate mesmo do pessoal de casa

    ResponderEliminar
  23. Não sei o que tem de errado comigo,ninguem presta atenção em mim!acho que não pretenso a esse mundo onde ter um namorado e tão fácil para as pessoas e pra mim e dificil.Devo mudar o meu jeito de se vestir ou não sei o q fazer.Me ajudem.Luly

    ResponderEliminar