segunda-feira, 22 de agosto de 2011

O que fazer para aumentar a Auto Estima

É preciso escutarmos o nosso corpo, porque ele diz o que precisa de fazer para melhorar a auto estima. Se estivermos sentados ou deitados por demasiado tempo, começamos a ficar desconfortáveis e precisamos de nos esticar para ganhar imediatamente alguma energia. Quem nunca esteve várias horas sentado em frente à televisão e sentiu, passado algumas horas, um cansaço e irritação estranha? O corpo precisa de se movimentar para nos sentirmos melhor, ouça o que o corpo lhe transmite para aumentar a sua auto estima.

É preciso tomarmos muito bem conta de nós, porque só assim nos podemos sentir bem connosco. Somos ensinados de pequenos a tomar conta de outras pessoas, dos filhos, dos pais, dos vizinhos e acabamos por nunca ter tempo para nós, por isso devemos ser egoístas quando se trata de fazermos algo que nos traga prazer e nos aumente a auto estima.

Aqui ficam algumas ideias para tomarmos conta de nós e aumentarmos a nossa auto estima.

Fazer exercício

Este deve ser o conselho mais dado por todos os profissionais da saúde para melhorarmos praticamente todos os aspectos da nossa vida. O corpo humano foi feito para caçar e defender-se de predadores e, apesar de já não fazermos o que os nossos antepassados faziam, fomos concebidos com esses objectivos.

O ideal é fazermos exercício diariamente e, se possível, fora de casa. É muito mais agradável, apanhamos sol e melhoramos praticamente em todos os aspectos. Correr, passear, andar de bicicleta, nadar ou escalar montanhas. Existem dezenas de desportos que podemos fazer fora de casa, muitos são gratuitos e fáceis de começar.

Existem outras actividades, que não sendo desporto, também encaixam como actividades que nos dão prazer e podem fazer aumentar a nossa auto estima. As actividades de higiene pessoal são um bom exemplo. Tomar banho ou mesmo duche é muito agradável, lavar os dentes, escovar o cabelo e outras actividades do género fazem-nos sentir bastante bem connosco mesmos.

Comer saudavelmente

Se ingerirmos alimentos que nos fazem mal, ficamos indispostos, demasiado cheios e sem energia para o resto do dia. Este tipo de comportamento não ajuda em nada o aumento da auto estima. Se não estivermos bem fisicamente é difícil estarmos bem psicologicamente.

Fazer actividades que nos dão prazer

É preciso encontrarmos tempo para fazer aquilo que gostamos. Não deixe estas actividades apenas para quando tem tempo, porque isso significa que colocará tudo o resto à frente e sabemos que conseguimos ocupar todo o nosso tempo com outras coisas. Marque na agenda o tempo que necessita para se divertir, desta forma não terá desculpas para adiar indefinidamente o que lhe dá prazer.

Aprenda a tocar música (excelente para aumentar a auto estima), jogue vídeo jogos, brinque com os seus filhos, pesque, construa uma cabana. O que quer que goste de fazer, não espere pela reforma para ter tempo para estas actividades.

Melhorar a imagem exterior

Além do desporto e das actividades de higiene pessoal, devemos comprar roupa que nos faça sentir bem. Não precisa de ser vestuário caro, mas precisa de gostar de se olhar ao espelho e gostar do que está a ver. Não saia de casa todo desmazelado, porque acabará por não se sentir bem e isso pode prejudicar a sua auto estima. Em vez disso, sinta prazer nas actividades diárias de higiene e beleza.

Passar tempo com os amigos

Todos gostamos de companhia e não há nada melhor do que um tempo bem passado com os nossos amigos. Escolha estar ao pé de pessoas bem dispostas e que o tratem bem. Da mesma forma, não fique ao pé de pessoas que o tratam mal ou que não demonstrem amizade sincera por si.

Seja organizado

As nossas casas são o nosso refúgio para grande parte da vida, por isso trate-a bem e torne-a o mais confortável possível. Assim, gostará mais do tempo que passa em casa e sentirá orgulho em ter uma habitação limpa e arrumada, para o seu tempo pessoal ou para partilhar com os seus amigos. Uma casa arrumada dá uma sensação muito agradável de paz.

Compre peças decorativas que goste muito e coloque objectos que lhe tragam bons pensamentos, como recordações de viagens ou objectivos alcançados.

Aprender sempre

Uma das coisas que mais podem aumentar a nossa auto estima é aprender algo novo. Além de nos tornar mais inteligentes e alargar os nossos horizontes, faz-nos sentir bem por estarmos mais inteligentes a cada dia que passa.

A Internet é um local privilegiado para aprender de forma gratuita, mas se for preciso e tiver possibilidades, estude formalmente para aprender e ter maiores capacidades para enfrentar o mundo. Vai sentir-se mais confiante e isto irá aumentar a sua auto estima.

Idealmente, já estará a fazer algumas destas coisas para se sentir melhor, mas comece lentamente a fazer todas elas, porque são actividades que vão tratar de si e aumentar a sua auto estima. Conheça algumas mensagens de auto estima para se motivar.

8 comentários:

  1. Ando muito pa baixo, isso porque não me dou tempo suficiente para cuida`m. Vo seguir as dicas acredito que m iram ajudar.

    ResponderEliminar
  2. sempre tive altos e baixos, na verdade mais baixos do que altos em termos de auto estima, mas chego aos 46 anos sem vontade de nada, triste comigo mesma, sem amigos, sem amor, trabalhando num local onde as pessoas não estão nem ai umas com as outras e um chefe que por mais que eu me esforce não sou reconhecida, viver.... pra que? que faço eu pra sair disso? alguém pode me ajudar, nunca pensei que pudesse postar algo assim mas preciso de ajuda.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Dam, em primeiro lugar o que quero lhe dizer é:nunca desista da vida, pois ela vale muito à pena ser vivida, nós é que devemos encontrar o nosso lugar neste mundo. Eu tenho a mesma idade que você, cresci ouvindo minha mãe de criação sempre repetir:"eu nunca vi uma pessoa tão sem sorte quanto você"!Você não imagina o que esta frase fez em minha vida, um verdadeiro desastre: me tornei uma pessoa insegura, incapaz de ter opinião própria, totalmente dependente das opiniões dos outros e sempre achava que qualquer pessoa sabia fazer as coisas melhor do que eu, enfim, que eu apenas estava ocupando um lugar no espaço. Arrumei um companheiro, tive filhos com ele, mas a minha situação só se agravou, pois sofri uma série de violências por parte dele, física e emocional. Com isso minha auto estima que já não era boa ficou pior. O que me levantou, depois da Palavra de Deus, foi a palestra de uma psicóloga na escola do meu filho. Eu aprendi que nós não devemos deixar que as pessoas façam conosco o que querem. Se não nos dão valor? o problema é deles, o mais importante é você se sentir valorizada por você mesma, tenha certeza você tem sim, muito valor, não fique esperando reconhecimento dos outros, porque você não depende disto para viver, se o teu chefe não reconhece o teu valor,não fique "mendigando" atenção, nem dele, nem de ninguém, aprenda a ocupar o teu lugar neste mundo, o lugar que lhe pertence e que ninguém tem o direito de invadir, seja mais confiante em si mesma,seja dona da tua vida, sem ficar dependendo do reconhecimento de outras pessoas, não se preocupe em querer agradar aos outros, primeiro agrade à você mesma,seja um pouco egoísta, pense em você, faça coisas que te dê prazer. Mude suas atitudes que aos poucos as amizades, o amor e um trabalho que lhe satisfaça, irão surgir para na sua vida.Espero ter te ajudado, um grande abraço!

      Eliminar
    2. A solução e procurar ajuda e não não é vergonha nenhuma . força grande abraço

      Eliminar
  3. muito bom! obrigado pelas dicas!!!

    ResponderEliminar
  4. anomimo vou começar hje mesmo a fazer isso um pouco de cada vez.pois para mim tudo tinha acabado.mas lendo essa vou recomeçar.

    ResponderEliminar
  5. Adorei as dicas vou por em pratica algumas agora mesmo, vou comecar por limpar a casa e cuidar de mim, tomar um banho e pentear os cabelo. =)

    ResponderEliminar
  6. ando muito desmotivada de tudo, nada tem sentido...oque fazer me ajude.

    ResponderEliminar